quarta-feira, 21 de julho de 2010

INTERESSE PELAS ABELHAS

Visto que Jeová é a fonte de toda a vida, toda criatura animada, visível e invisível, deve sua vida a Ele. Salmos 36. 9. Todos somos criaturas de Deus.



Sou evangélico e apaixonado pela natureza, vivi minha infância em um sítio do interior de Barreiros - PE, o lugar é bom de se morar, mas, para estudar eu caminhava 12 km a pé por uma estrada de barro para chegar na escola. Com muita dificuldade concluir meu segundo grau na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros; paguei meus estudos nesta escola trabalhando durante as férias no setor de apicultura.
.

Foi nesta escola que começou meu interesse pelo estudo das abelhas (apicultura), participei de alguns cursos oferecido pelo SEBRAE e pelo SENAR, após alguns meses montei o meu próprio apiário no sítio de meus pais. Comecei a ler vários livros e revistas sobre o assunto principalmente os livros que estão contidos na biblioteca da escola Agrotécnica. Devido o meu interesse pelas abelhas fui escolhido pelos professores para ser monitor da disciplina de apicultura da referida escola onde trabalhei por dois anos.


O tempo passou, em 1999 devido a uma crise financeira na minha família fui procurar emprego no estado de São Paulo. Lá conheci alguns criadores de abelhas sem ferrão. Tempo depois deixei o emprego e voltei para Pernambuco onde apliquei meus conhecimentos e finanças no sítio de meus pais, no cultivo de mamão Havaí e na apicultura.


Trabalhava no sítio durante o dia e a noite cursava Faculdade. Conclui o curso de Ciências Biológicas e comecei aplicar meus conhecimentos sobre abelhas fazendo meu primeiro trabalho científico de conclusão de curso intitulado: DIVERSIDADE E FONTES FLORAIS DE ALIMENTO EM UMA COMUNIDADE DE ABELHAS DO MUNICÍPIO DE BARREIROS-PE. Tempo depois conclui o curso de especialização em Gestão Ambiental e fiz a monografia sobre abelhas sem ferrão: CARACTERIZAÇÃO DA MELIPONICULTURA DAS ÁREAS DOS ASENTAMENTOS RURAIS DE MARAGOGI - AL. Tenho publicado alguns trabalhos (resumos) em congressos. Pratico outras atividades além de criar abelhas e prestar assessoria a apicultores e meliponicultores da região. Pretendo continuar estudando e contribuindo para a melhoria do meio ambiente através da criação e preservação das abelhas de minha região. Pois, este impressionante inseto não faz mal, faz mel.


Isto é um pouco da minha história.


Alberto
Barreiros-PE, 21 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.