domingo, 26 de setembro de 2010

Abelhas em Dalbergia ecastophyllum


Conhecida popularmente como rabo-de-bugio a Dalbergia ecastophyllum é uma planta muito especial para as abehas e comum nos manguezais da região do município de Maragogi - AL. Nesta foto um amigo está coletando algumas sementes para produção de mudas.

Percebi durante esta visita ao mangue que as flores desta planta foram bastante visitadas pelas abelhas africanizadas.
Deparei-me também com esta imagem. Um caule da referida planta, mas o que esta abelha estava fazendo aí? isto não é uma flor!! Você conseguiria responder esta pergunta?

Na verdade é comum encontrarmos abelhas caminhando por cima dos galhos deste tipo de vegetação (Dalbergia ecatosphyllum). Elas estão sempre à procura de uma secreção resinosa avermelhada que escorre por uma pequena perfuração do caule da planta, provocada por um outro inseto.

Bem próximo deste manguezal existem algumas colméias de abelhas africanizada cujas melgueiras possuem coletores de própolis. Sabe-se que esta resina após ser coletada dos caules e galhos da D. ecastophyllum pelas abelhas será alterada pela ação das enzimas contidas na saliva das abelhas e dará origem a conhecida e famosa própolis vermelha. Para as abelhas esta própolis é utilizada para vedar as brechas e disenfectar a colméia. Nós utilizamos como uma auternativa natural contra inflamoções.
Alberto 
Barreiros-PE, 26 de setembro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.