sábado, 14 de agosto de 2010

ABELHA JATAÍ EM MARAGOGI

A abelha Jataí (Tetragonisca angustula) é uma das menores abelhas, mede aproximadamente 5 mm de comprimento e tem cor dourada. A entrada do seu ninho é conhecida pelo pequeno tubo de cera ou cerume com abertura que permite a passagem de várias abelhas ao mesmo tempo. O orifício de entrada é fechado à noite pelas abelhas e só aberto pela manhã.

No ninho encontra-se os discos de cria (formado por várias células) dispostos um em cima do outro separados com pequenos pilares de cera. Nas bordas destes discos de cria pode se desenvolver algumas células maiores (conhecida como realeiras) que darão origem as rainhas.
O município de Maragogi possui mais de vinte assentamentos rurais, destes, onze apresentam a prática da atividade da Meliponicultura com registro de 28 criadores. Desse total apenas 8 agricultores criam a abelha Jataí em sete assentamentos. Segundo os criadores muitas colônias são encontradas nas áreas dos assentamentos, em ocos de árvores e buracos no solo. Alguns criadores por não conhecerem um modelo de colmeia racional para estas abelhas passaram a criá-las em colmos de bambu e em canos de PVC.
Após um curso de capacitação em Meliponicultura muitos jovens e adultos aprenderam a criar de maneira racional suas abelhas e outros entraram na atividade. Todos adotaram modelos de colméias racionais para criação e alguns formaram pequenos meliponários modelo.

A criação de abelhas nativas é destacada como uma atividade ecologicamente correta, já que estes animais fazem parte da biodiversidade local; porém se faz necessário por parte das políticas públicas o desenvolvimento de programas de apoio ao desenvolvimento sustentável desta prática. Que Deus abençoe os nossos governantes para que tenham uma visão mais ecológica e aos criadores para que continuem preservando ainda que de maneira rustica, as nossas abelhas nativa.

Alberto
Barreiros-PE 14 de agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.