quinta-feira, 22 de julho de 2010

MELIPONÁRIOS NAS COMUNIDADES

Meliponário é o nome do local onde ficam abrigadas as colmeias de abelhas.

Nas minhas viagens as comunidades rurais dos municípios de Barreiros-PE e Maragogi-AL observei que alguns criadores criam suas abelhas em ocos de pau (cortiços) muitas destas dependuradas nos alpendres de suas residências.

Conheci alguns meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) e alguns modelos de meliponários com abelhas sem ferrão da espécie: Melipona scutellaris conhecida popularmente como abelha Uruçu.


A criação de abelhas Uruçu é uma tradição entre os moradores destas comunidades. Em conversa com alguns criadores percebi que existe um forte conhecimento popular sobre o manejo com a criação da abelha Uruçu. Alguns dos criadores abrem seus cortiços (colmeia feita de tronco de árvores) uma vez por ano, sempre no período de lua cheia, pois segundo eles, neste período, as colmeias estão com bastante mel pronto para ser coletado.
Acredito que os meliponicultores desta região são os guardiões desta espécie de abelha nativa "Uruçu". Pois ao criá-las preservam e salvam um pouco do que ainda resta da nossa tão ameaçada biodiversidade.




Alberto

Barreiros-PE, 22 de julho de 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.