sábado, 31 de julho de 2010

ABELHA MAMANGAVA


As abelhas Mamangavas são nativas e tem tamanho avantajado. Elas são responsáveis pela polinização de muitas plantas como por exemplo o maracujazeiro.

Imagem extraida de: Manejo de Polinizadores em Agrossistema, I Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, Salvador- BA, 2009.
Em algumas comunidades rurais de Maragogi - AL observei que muitas dessas abelhas constroem seus ninhos nas estacas que servem de sustentação para os maracujazeiros. Muitas dessas estacas após sua vida util são arrancadas e amontoadas para posteriormente serem queimadas em fornos de casa de farinha ou na residências dos próprios agricultores.

As estacas ao serem lançadas no chão produz um impacto que causa a morte das crias de abelhas, que estão dentro das mesma. Estes ninhos posteriormente ficam expostos a ataques de inimigos naturais, como as formigas.
Após a identificação deste e outros problemas, convidei os produtores de maracujá desta comunidade para uma palestra onde destaquei a importancia da preservação da abelha Mamangava para o aumento da produção de maracujá bem como seus benefícios para a biodiversidade local.

O que me chamou atenção durante a palestra foi a falta de informação de muitos agricultores sobre os benefícios que estas abelhas proporcionam para o aumento da produção de maracujá. Ouvi relatos de que alguns agricultores matavam as abelhas Mamangavas pensando que eram bizoros perigosos (pois quando agredidas podem ferroar) e prejudicavam a produção dos maracujazeiros. Outros prendiam as abelhas fechando os orifícios de entrada de seus ninhos nos buracos de pau, que consequentimente morriam. Após a palestra percebi que muitos agricultores ficaram sensibilizados e conscientizados em preservar estas abelhas e não proceder com as práticas prejudiciais as mesmas, pois sua presença nos plantios de maracujá só lhes trariam benefícios. Além do mais são nativas e estão acobertadas pela Lei de Proteção a Fauna (Lei nº 5.197 de 03 de janeiro de 1967).




Alberto
 
                                                       Barreiros-PE, 31 de julho de 2010.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MELIPONÁRIOS NAS COMUNIDADES

Meliponário é o nome do local onde ficam abrigadas as colmeias de abelhas.

Nas minhas viagens as comunidades rurais dos municípios de Barreiros-PE e Maragogi-AL observei que alguns criadores criam suas abelhas em ocos de pau (cortiços) muitas destas dependuradas nos alpendres de suas residências.

Conheci alguns meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) e alguns modelos de meliponários com abelhas sem ferrão da espécie: Melipona scutellaris conhecida popularmente como abelha Uruçu.


A criação de abelhas Uruçu é uma tradição entre os moradores destas comunidades. Em conversa com alguns criadores percebi que existe um forte conhecimento popular sobre o manejo com a criação da abelha Uruçu. Alguns dos criadores abrem seus cortiços (colmeia feita de tronco de árvores) uma vez por ano, sempre no período de lua cheia, pois segundo eles, neste período, as colmeias estão com bastante mel pronto para ser coletado.
Acredito que os meliponicultores desta região são os guardiões desta espécie de abelha nativa "Uruçu". Pois ao criá-las preservam e salvam um pouco do que ainda resta da nossa tão ameaçada biodiversidade.




Alberto

Barreiros-PE, 22 de julho de 2010


quarta-feira, 21 de julho de 2010

INTERESSE PELAS ABELHAS

Visto que Jeová é a fonte de toda a vida, toda criatura animada, visível e invisível, deve sua vida a Ele. Salmos 36. 9. Todos somos criaturas de Deus.



Sou evangélico e apaixonado pela natureza, vivi minha infância em um sítio do interior de Barreiros - PE, o lugar é bom de se morar, mas, para estudar eu caminhava 12 km a pé por uma estrada de barro para chegar na escola. Com muita dificuldade concluir meu segundo grau na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros; paguei meus estudos nesta escola trabalhando durante as férias no setor de apicultura.
.

Foi nesta escola que começou meu interesse pelo estudo das abelhas (apicultura), participei de alguns cursos oferecido pelo SEBRAE e pelo SENAR, após alguns meses montei o meu próprio apiário no sítio de meus pais. Comecei a ler vários livros e revistas sobre o assunto principalmente os livros que estão contidos na biblioteca da escola Agrotécnica. Devido o meu interesse pelas abelhas fui escolhido pelos professores para ser monitor da disciplina de apicultura da referida escola onde trabalhei por dois anos.


O tempo passou, em 1999 devido a uma crise financeira na minha família fui procurar emprego no estado de São Paulo. Lá conheci alguns criadores de abelhas sem ferrão. Tempo depois deixei o emprego e voltei para Pernambuco onde apliquei meus conhecimentos e finanças no sítio de meus pais, no cultivo de mamão Havaí e na apicultura.


Trabalhava no sítio durante o dia e a noite cursava Faculdade. Conclui o curso de Ciências Biológicas e comecei aplicar meus conhecimentos sobre abelhas fazendo meu primeiro trabalho científico de conclusão de curso intitulado: DIVERSIDADE E FONTES FLORAIS DE ALIMENTO EM UMA COMUNIDADE DE ABELHAS DO MUNICÍPIO DE BARREIROS-PE. Tempo depois conclui o curso de especialização em Gestão Ambiental e fiz a monografia sobre abelhas sem ferrão: CARACTERIZAÇÃO DA MELIPONICULTURA DAS ÁREAS DOS ASENTAMENTOS RURAIS DE MARAGOGI - AL. Tenho publicado alguns trabalhos (resumos) em congressos. Pratico outras atividades além de criar abelhas e prestar assessoria a apicultores e meliponicultores da região. Pretendo continuar estudando e contribuindo para a melhoria do meio ambiente através da criação e preservação das abelhas de minha região. Pois, este impressionante inseto não faz mal, faz mel.


Isto é um pouco da minha história.


Alberto
Barreiros-PE, 21 de julho de 2010.